segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Recebemos a visita do JI de Relíquias...

Na sequência do projeto "Trilhando Caminhos, Ampliando Fronteiras"*, que já vem a ser desenvolvido no nosso Agrupamento desde o ano letivo passado, no dia 24 recebemos os meninos e meninas do JI de Relíquias.
Passaram o dia connosco e participaram em todas as nossas atividades. Gostámos muito dos ter cá...  Ora vejam:




*O Projeto "Trilhando Caminhos, Amliando Fronteiras" é um projeto de articulação horizontal. Este «surgiu da necessidade de promover uma troca de experiências entre as diferentes educadoras e crianças dos seis jardins-de-infância que integram o Agrupamento Vertical de Colos e simultaneamente cumprir um dos objetivos operacionais do projeto educativo municipal “aumentar a interação entre as escolas e destas com as instituições do território”.»


Ciências Experimentais - Dissolução

Esta semana, e na continuidade do tema da água, resolvemos fazer uma experiência com ÁGUA!

Fomos procurar saber se o sal, o azeite, o café em pó, o arroz e o açúcar se dissolvem na água. Assim, em articulação com os alunos do 1º Ciclo fomos verificar o processo de dissolução destas substâncias.

Primeiros concebemos ideias prévias, ou seja, "o que achamos que vai acontecer". Depois de feita a experiência podemos comprovar o que realmente aconteceu.

Para terminar a atividade da melhor maneira possível, "marmoriamos" papel, isto é, utilizámos tinta de óleo e água para criarmos folhas de papel diferentes.

Curioso foi verificar que, tal como o azeite, a tinta de óleo não se dilui em água, e que é por isso que o papel fica com aquele aspecto marmoreado :)

Aqui fica a partilha...


domingo, 27 de janeiro de 2013

Fizémos Salame de Chocolate...

No dia 24 de janeiro recebemos os meninos e meninas do JI de Reliquias e quisemos fazer uma surpresa.

Como não temos forno (apesar de que gostávamos muito de ter um!) resolvemos fazer Salame de Chocolate. VIVA! Foi uma alegria...







E sem querer (mais ou menos ;) trabalhámos a Matemática...

Aqui fica a receita:

SALAME DE CHOCOLATE

1 pacote de Bolacha Maria
100g de manteiga
100g de açúcar
100g de chocolate em pó
1 ovo
 (Fizemos a triplicar, pois éramos muitos!)

 Picar a Bolacha Maria. Amasse muito bem a manteiga com o açúcar, misture o ovo e bata muito bem. Junte o chocolate, volte a mexer bem e, por fim, as bolachas moídas.
Faça com o preparado um rolo, semelhante ao salame, e enrole-o em papel de alumínio polvilhado com açúcar. Levar ao frigorífico.
Antes de servir cortar em fatias.

Humm... delicioso!

A visita de ANIA...

Durante esta semana recebemos a visita de uma menina especial - a Ania.

Ela veio de longe, muito longe, do Perú, imaginem só!

Ania é uma menina de origem amazónica, que vive com o seu irmão  Kin e o seu avô Tawa.

Tawa é um espécie de sábio ou mestre que tem um poder especial - falar com Meshi.

Meshi é uma árvore, também ela muito especial, que tem o poder de restabelecer o equilíbrio ecológico na Terra.

Assim, Tawa e Meshi dão a Ania uma missão - viajar pelo mundo e levar a que todos os meninos e meninas percebam a necessidade de preservar a natureza para termos um futuro muito melhor!

E cá está ela em Portugal, mais precisamente numa localidade do Alentejo chamada S. Martinho das Amoreiras...
Ouvimos a sua história e ficámos cheios de ideias para criarmos uns amiguinhos alentejaninhos para acompanharem a Ania nesta sua viagem. Mais um projeto! ;)


Quem quiser saber mais do mundo de Ania é só clicar aqui.


Os murinhos da horta...

Esta semana na nossa "Terra das Crianças" andámos a fazer uns murinhos nos nossos canteiros semeados. Aproveitamos as muitas pedrinhas que andavam por ali. Também pendurámos na árvore os ninhos para passarinhos que já tínhamos feito durante o 1º período.


Está cada vez mais bonita a nossa terra!

O Ciclo da Água

Durante esta semana falámos do Ciclo da Água!

Como de costume começámos por dialogar, à volta da mesa, sobre algumas questões: Porque é que chove? De onde vem a água? Porque é que existem nuvens? Onde existe água? Para que serve a água?

Fiquei muito contente quando verifiquei que alguns dos meus meninos sabiam já algumas coisas. Vejamos:

- Porque é que vocês acham que chove? - perguntei.

- Porque as nuvens ficam carregadinhas! - responderam.

 Começámos por conhecer uma personagem nova, que a partir de agora diz que vai aparecer na nossa escola - o Zacarias. Ele veio contar-nos a história da "A gota gotinha", aliás não foi bem ele que contou, mas isso não interessa nada :)



Esta é a história de uma gotinha linda e transparente adorava viver na sua nuvem. Mas um dia a grande nuvem choca com outra e a gotinha cai na terra sem saber muito bem o que vai acontecer. Esta é uma história que fala da importância da água na Terra. É contada por um espantalho chamado Zacarias.
Falámos da importância da água  na vida das plantas, dos animais e das pessoas. Também vimos um vídeo ilustrativo...

 
Fonte: You tube 


Depois vimos um vídeo  muito criativo...

Fonte: You Tube


Ao longo da semana fomos elaborando cartazes ilustrativos com o que íamos aprendendo.





Agora ficou por saber porque devemos poupar a água e quais são as formas de poupar água. 
Para a próxima semana há mais!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Guia Anti-Piolhos

Os piolhos surgem sobretudo na infância e não são sinónimo de falta de higiene.


Fonte: Internet

São incómodos, causam comichões irritantes e propagam-se de forma rápida.

«Os piolhos são pequenos parasitas que se ligam aos pêlos para picar a pele e alimentar-se de sangue humano.»

A transmissão ocorre por contágio através de contacto directo cabeça a cabeça ou com roupas contaminadas, provocando uma doença chamada pediculose.

De facto, não há nada que se possa fazer para se ficar imune aos piolhos. Infelizmente!

No entanto, "há crianças, sobretudo as que sofrem de atopia (asma, eczema atópico), que são mais atreitas a sofrer de piolhos". O corte radical do cabelo impediria a colonização dos parasitas, mas não é certamente uma medida de prevenção, sobretudo no caso das meninas. Mesmo "lavando-se a cabeça diariamente, o piolho tem capacidade de se fixar facilmente ao cabelo".

Para detetar a presença deste tipo de parasitas é imprescindível o exame quase diário do couro cabeludo, principalmente atrás das orelhas e na nuca, local preferido dos piolhos para se alojarem.

Prevenção e sinais de alerta

Deve evitar partilhar chapéus e gorros e tratar os piolhos ao mínimo sinal para evitar a disseminação.

A partir do momento em que estes parasitas são detectados é importante iniciar uma série de comportamentos que evitem a sua propagação.

Comichão na cabeça, em especial se associada a pequenas crostas, feridas ou eczemas na nuca são sinais indirectos da infestação do cabelo pelos piolhos.

Como tratar

Existem no mercado vários antiparasitários comercializados sob a forma de loções ou champôs adequados para matar os piolhos vivos e tratar a pediculose.

As lêndeas, os ovos que ficam agarrados ao cabelo e que habitualmente não morrem com os tratamentos, devem ser removidas com o pente fino.

Para facilitar esta operação pode fazer uma mistura de água e vinagre em partes iguais, embeber o cabelo cerca de meia hora antes da remoção com o pente fino e, depois, enxaguar com água abundantemente.
Muito importante
A roupa da criança (mesmo os casacos que não são lavados tão frequentemente), a roupa da cama (incluindo edredons ou cobertores e almofadas) e a toalha de banho devem ser lavadas em água muito quente (temperatura igual ou superior a 60ºC). Também devem fazer a desinfecção dos bancos do carro, do sofá e das almofadas. Os pais tendem a esquecer-se!

Insistir

Como podem permanecer algumas lêndeas, os tratamentos (aplicação de loções ou lavagens com champôs) devem ser repetidos, de forma a matar os piolhos que entretanto vão sair dos ovos (lêndeas).

É importante salientar que, com a eliminação dos piolhos e das lêndeas o problema fica resolvido, mas pode sempre reaparecer, por isso não se admirem. Não existe imunidade definitiva.

Caça aos piolhos

Fonte: Internet

Se o seu filho é um alvo frequente, aprenda a atuar.

1. Exame Observe regularmente e com atenção a cabeça da criança e utilize o pente fino. Por ter os dentes muito apertados, permite apanhar os piolhos e, sobretudo, as lêndeas, que tentam colar-se ao cabelo e, desta forma, destaca os parasitas.

2. Prevenção
Peça ao seu filho para não partilhar chapéus na escola e não usar os mesmos pentes dos amigos.

3. Alerta
Informe a escola se a criança tiver piolhos, de modo a que a os alunos sejam tratados e se interrompa o ciclo de reinfestação.





domingo, 20 de janeiro de 2013

Projeto: A Origem da Terra e dos Homens

Num dos nosso diálogos à volta da mesa grande, a Vera diz:

- Nós somos animais!

Indignadas, a Iara e a Catarina tiveram de retorquir:
- Nãooooo! Não somos nada animais!!!

Perguntando de imediato:
 - Professora, nós somos animais?

Eis que está dado o mote para um novo projeto de trabalho.

Será que somos animais?

Que tipo de animais seremos?

Afinal, porque é que somos animais?

E de onde vieram os Homens?

Inúmeras questões emergem, às quais temos de dar resposta. Mãos à obra!!!


Fonte: Internet

Neve artificial

No âmbito das ciências experimentais, esta semana tivemos uma espécie de enigma. Vejamos...


água morna, sal fino... humm...


No que será que vai resultar???!!!
 


NEVE???!!!


AH NEVE!!! 

... mexemos mexemos, sentimos sentimos ...
E fizemos um bonito Boneco de Neve!
Depois registámos o que aconteceu.


Ficamos tão felizes. Nós nunca tinhamos visto neve!

Semear...

Continuamos a desenvolver o nosso projeto "A Terra das Crianças"!

Depois da terra preparada, chegou a vez de semear...


favas, ervilhas, alhos e... coentros!

Aprendemos que devemos plantar os alhos com o "biquinho dos dentinhos" virado para cima, pois assim vai nascer mais depressa.

E aqui estamos nós, na nossa terra, depois de semear a nossa horta.

Para a semana há mais...

...mas ainda tivemos tempo para começar a construir a placa que vai identificar a "Terra das Crianças". Vamos desvendar um pouquinho...


O Inverno

Durante esta semana, o Inverno continuou a ser a temática dos nossos trabalhos, bem... de quase todos...

 Falámos de moda... de uma moda muito especial - moda de Inverno. Roupas muito quentinhas, afinal está frio!!!

Grafismos, recortes, colagens e voilá... ai temos uns bonitos meninos e meninas preparadíssimos para o Inverno...





 Procurámos em revistas roupinha de Inverno quentinha, para vestir um menino e uma menina...


Cá está, também, o nosso Snowman...

E o nosso quadro da árvore de Inverno...

Também fizemos uma pintura de Inverno com giz, de várias cores, e leite... depois mostramos os resultados!

E promovemos sempre a entreajuda...

Boa semana!



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

The Snowman...


Esta bonita história, The Snowman, serviu de mote ao desenvolvimento de diversos trabalhos alusivos ao Inverno... para além do mais, apelou à imaginação e criatividade de cada uma das crianças que assistiu ao vídeo, que num momento mágico (digamos que estavam, quase todos, em estado de encantamento) o compreenderam na perfeição :)

O Inverno...

Vem de sobretudo,
Vem de cachecol,

O chão onde passa
Parece um lençol.

Esqueceu as luvas
Perto do fogão:

Quando as procurou,
Roubara-as um cão.

Com medo do frio
Encosta-se a nós:

Dai-lhe café quente
Senão perde a voz.

Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.

Eugénio de Andrade (1923 –2005)

Pois é, nada melhor do que uma poesia para falar do Inverno!

No JI de S. Martinho das Amoreiras iniciamos este período com a temática do Inverno. Demos-lhe as boas vindas com uma bonita canção... Ora vejam...


Natal 2012

E como só iniciámos o nosso Blogue  agora, não queriamos deixar de partilhar algumas daquelas que foram as nossas melhores recordações do 1º Período.

Esta foi sem dúvida uma recordação muito especial...

O nosso Natal!

 


Recordações (1º Período)


"Mesmo que as pessoas mudem e as suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações."
Vinícius de Moraes

domingo, 13 de janeiro de 2013

E assim começamos a voar...

Fonte: Internet


"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados têm sempre um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Rubem Alves
Gaiolas ou Asas
A arte do voo ou a busca da alegria de aprender
Porto, Edições Asa, 2004