quinta-feira, 18 de julho de 2013

Projeto "Vamos desenhar a nossa terra: passado e presente"



“Pede-se a uma criança: Desenha uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis. A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém. Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direcção, outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas. A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais. Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: Uma flor! As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor!”
 Almada Negreiros


 



No seguimento do projeto iniciado no ano letivo anterior – A minha terra: passado e presente – e tendo em conta que houve alterações no corpo docente da Escola Básica de S. Martinho das Amoreiras, adotou-se para este ano letivo o subtema “Vamos desenhar a nossa terra: passado e presente”.
Na sua génese este projeto pretendeu fazer uma recolha globalizante do património tradicional da região (danças, gastronomia, apanha da azeitona, etc.).
 Durante este ano letivo fizemos a transição para o património edificado de S. Martinho das Amoreiras, antigo e recente, através da recolha de fotografias das duas épocas, o passado e o presente, junto das famílias. Surge, assim, o subtema “Vamos desenhar a nossa terra: passado e presente”, onde procurámos ver a nossa terra pelos olhos das crianças, através dos seus desenhos. Para isso foi feita uma seleção, junto com as crianças, do património edificado que gostaríamos de desenhar. As crianças da Escola Básica de S. Martinho das Amoreiras elaboraram vários desenhos à vista com recurso a várias técnicas de expressão plástica (tinta da china, carvão, lápis, aguarela, etc.). O culminar do projeto resultou numa exposição, aberta à comunidade escolar e local, onde pudemos observar a localidade de S. Martinho das Amoreiras, através de fotografias antigas, fotografias recentes e os desenhos à vista efetuados pelas crianças.
Aqui fica o nosso trabalho...