domingo, 24 de fevereiro de 2013

As vogais...

Durante esta semana descobrimos que existem cinco letrinhas que se chamam Vogais. Não são cinco letrinhas quaisquer, como tantas outras existentes no alfabeto, são AS cinco letrinhas que se usam mais vezes quando escrevemos palavras.

Ouvimos contar uma história...

"Era uma vez cinco pauzinhos, dois grandes e um pequenino que viviam separados e muito tristes. Um dia encontraram-se, juntaram e formaram a letra A. Assim ficaram todos contentes, pois nunca mais estiveram sozinhos..."



... e que bonita história esta das cinco vogais!

Depois fomos identificar as palavras que começam por cada uma delas...

Por A começa Árvore, Avião, Abelha,...
Por E começa Espantalho, Estrela, Enfermeira, Elefante,...
Por I começa Igreja, Indio, Iara, Ilha,...
Por O começa Orelha, Ovelha, Ouriço, Olho,...
Por U começa Umbigo, Urso, unicórnio,...

... procurámos as imagens na Internet e fizemos cartões para colocar no alfabelto ilustrado que andamos a construir.

Procurámos as letrinhas em jornais e revistas, e fizemos muitas fichas de trabalho para consolidar os conhecimentos adquiridos.






Mas ainda tivemos tempo de aprender uma canção:

A E I O U
A...
Eu perdi o A das minhas vogais,
das minhas vogais eu perdi o A!
Amar alguém é muito bom, é muito bom.(2x)
É bom camaradas, é bom, é bom, é bom.
AE...
Eu perdi o E das minhas vogais,
das minhas vogais eu perdi o E.
Estimular o pessoal é muito bom, é muito bom.(2x)
É bom camaradas, é bom, é bom, é bom.
A E I ...
Eu perdi o I das minhas vogais,
das minhas vogais eu perdi o I!
Imaginar um mundo novo é muito bom, é muito bom.(2x)
É bom camaradas, é bom, é bom, é bom.
A E I O...
Eu perdi o O das minhas vogais,
das minhas vogais eu perdi o O!
Observar pessoas é muito bom, é muito bom.(2x)
É bom camaradas, é bom, é bom, é bom..
A E I O U
Eu perdi o U da minhas vogais,
das minhas vogais eu perdi o U!
Unir amigos é muito bom, é muito bom.(2x)
É bom camaradas, é bom, é bom, é bom.


Fica a partilha. Toda a gente conheçe a música, não?! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário