Metas de Aprendizagem Pré-Escolar

Metas de aprendizagem da educação pré-escolar

Apresentação

Ao definir metas de aprendizagem para as diferentes áreas e  disciplinas dos três ciclos do ensino básico, considerou-se necessá rio enunciar também as aprendizagens que as crianças deverão ter realizado no final da educação pré-escolar,  reconhecida “como primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”.

Sendo que a educação pré-escolar é já frequentada por cerca de 90% das crianças, no ano anterior ao ingresso na escolaridade básica,  mas que não tem carácter obrigatório, nem abrange todas as crianças apartir dos 3 anos, pareceu desejável enunc iar apenas metas finais, não estabelecendo metas intermédias que, no 1.º, 2.º e 3.º ciclos, definem a progressão prevista.

A definição de metas finais para a educação pré-escolar, contribui para esclarecer e explicitar as “condições favoráveis para o sucesso escolar”  indicadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, facultando um referencial comum que será útil aos educadores de infância, para planearem processos, estratégias  e modos de progressão de forma a que todas as crianças possam ter realizado essas aprendizagens antes de entr arem para o 1.º ciclo. Não se pretende, porém, que esgotem ou limitem as oportunidades e experiências de aprendizagem, que podem e devem ser proporcionadas no jardim-de-infância e que exigem uma intervenção intencional do educador.
A eventual não consecução das metas para a educação pré-escolar não pode, no entanto, constituir entrave à entrada no 1.º ciclo. Poderão, sim, constituir um instrumento facilitador ddiálogo entre educadores e professores do 1º ciclo, nomeadamente os que recebem o primeiro ano, a quem competirá dar seguimento às aprendizagens realizadas ou se, por qual quer razão, inclusive no caso das crianças que não tenham beneficiado de e ducação pré-escolar, as  metas não tiveram sido alcançadas, assegurar que isso aconteça. Ao situarem as aprendizagens que constituem as bases de novos conhecimentos a desenvolver no 1.º ciclo, as metas para o final  da educação pré-escolar são, assim, úteis ao trabalho dos professores do 1.º ciclo.

Poderão, finalmente, apoiar e esclarecer o diálogo com pais/encarregados de educação e a sua participação, bem como de outros adultos com responsabilidades na educação das crianças, que poderão ter acesso a um conjunto de aprendizagen s que são importantes para o seu progresso educativo e escolar, compreendendo melhor o que  as crianças aprendem e devem saber no final da educação pré-escolar, apoiando essas aprendizagens em situações informais do quotidiano.

Organização e Estrutura das Metas

Baseando-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as metas de aprendizagem estão globalmente estruturadas pela s áreas de conteúdo aí enunciadas, mantendo a mesma designação. No entanto, a sua apresentação e organização interna têm algumas especificidades, ao adoptar, nas diferentes áreas, os  grandes domínios defini dos para todo o ensino básico e ao diferenciar alguns c onteúdos que estão menos destacados nas Orientações Curriculares.

Esta reorganização decorre da opção, que é comum  à definição das metas para todo o ensino básico, de estabelecer uma sequência das aprendizagens que , neste caso, visa partic ularmente facilitar a continuidade entre a educação pré-escolar e o ensino básico.

Importa acrescentar que, se é obviamente necessário definir aprendizagens a realizar em cada área, não se pode esquecer que na prática dos jardins-de-infância se deve procurar uma construção articulada do saber,  em que as áreas devem ser abor dadas de uma forma globalizante integrada. Este entendimento surge, aliás, nas aprendizagens definidas para algumas áreas, como será explicitado a seguir,  na sua apresentação.

As áreas em que estas aprendizagens  estão organizadas são as seguintes:

Formação Pessoal e Social – esta área é apenas contemplada na educação pré-escolar dada a sua importância neste nível educativo, em que as  crianças têm oportunidade de participar num grupo e de iniciar a aprendizagem  de atitudes e valores que lhes permitam tornar-se cidadãos solidários e críticos. Nesta área, que tem continuidade nos outros ciclos enquanto educação para a cidadania, identificaram-se algumas aprendizagen s globais que lhe são próprias. No entanto, tratando-se de uma área integradora, essas aprendizagens surgem muitas vezes também referidas, de modo mais específico em outras áreas, relacionadas com os seus conteúdos.

Expressão e Comunicação – nesta área surgem separadament e os seus diferentes domínios.
No domínio das Expressões são diferenciadas as suas diferentes  vertentes: Motora, Plástica, Musical, Dramática, neste caso designada por Expressão Dramática/Teatro, tendo-se acrescentado a Dança que tem relações próximas com a Expressão Motora e Musical. As metas propostas para estas várias vertentes estão organizadas de acord o com domínios de aprendizagem que são comuns a todo o ensino artístico ao longo da escolaridade  básica. Por seu turno, a estrutura da Expressão Motora corresponde à que é adoptada para a Educação Física Motora do 1º ciclo. Estas opções decorrem da intenção de progressão, articulação e continuidade que presidiu à elaboração destas metas.

Linguagem Oral e Abordagem da Escrita – esta área corresponde à Língua Portuguesa nos outros ciclos e inclui  não só as aprendizagens relativas à linguagem oral, mas também as relacionadas com compreensão do texto escrito lido pe lo adulto, e ainda as  que são indispensáveis para iniciar a aprendizagem formal da leitura e da escrita.

Matemática – esta área contempla as aprendizagens fundamentais neste campo do conhecimento, distribuídas também pelos grande s domínios de aprendizagem que estruturam a aprendizagem da Matemática nos diferentes ciclos.

Conhecimento do Mundo  – esta área abarca o início das  aprendizagens nas várias ciências naturais e humanas, tem continuidade no Estudo do  Meio no 1º ciclo e inclui, tal como este, de forma integrada, o contributo de diferentes áreas científicas (Ciências Naturais, Geografia e História).

Acrescentou-se ainda:
Tecnologias de Informação e Comunicação – uma área transversal a toda a educação básica e que, dada a sua importância actual,  será, com vantagem, iniciada precocemente.
Com exceção da Formação Pessoal e Social, que é específica da educação pré-escolar, todas as metas para cada uma das outras áreas foram  elaboradas, para a edu cação pré-escolar, pelas mesmas equipas de especialistas que estiveram encarregadas de as definir para as várias disciplinas dos diferentes ciclos do ensino básico e cujos nomes figuram na apresentação geral das metas. Estas equipas trabalharam em conjunto com a equipa cen tral incumbida de apoiar a coordenação do projecto. No que diz respeito  às metas para a educação pré- escolar, houve uma particular articulação de todas as equipas com Isabel Lopes da Silva da equipa central.

Notas finais
Não foram formuladas metas intermédias para a educação pré-escolar. Assim, as entradas em cada área estão organizadas por domínios que integram o conjunto das metas finais respetivas. (in Ministério da Educação)


Formação Pessoal e Social

Introdução
A definição de metas finais para a área Formação  Pessoal e Social integra-se no espírito com que esta área é apresentada nas Orientações Cu rriculares para a Educação Pré-Escolar, que a diferenciam pela sua importância e intencionalidade próprias, embora reconhecendo-a como área transversal e integradora, que se inscreve em todas as outras.
Mas, ao estabelecer algumas aprendizagens essenciais a realizar durante a educação pré-escolar para que cada criança possa continuar a aprende r ao longo da vida “t endo em vista a plena inserção na sociedade como ser autónomo livre e solidário”, convém lembrar que estas aprendizagens se situam num processo em construção, que está intimamente  relacionado com o tipo e a qualidade de experiência de vida em grupo qu e são proporcionados no jardim-de-infância e com o modo como são abordados os diferentes conteúdos e organizadas as atividades.
Metas de Aprendizagem (existem 32)


Domínio: Identidade/Auto-estima

No final da educação pré-escolar, a criança:

1) Identifica as suas características individuais, manifestando um se ntimento positivo de identidade
e tendo consciência de algumas das suas capacidades e dificuldades.
2) Reconhece laços de pertença a diferentes grupos (família, escola, comunidade entre outros) que
constituem elementos da sua identidade cultural e social.
3) Expressa as suas necessidades, em oções e sentimentos de forma adequada.
4) Demonstra confiança em experimentar actividades novas, propor ideias e falar num grupo que
lhe é familiar.

Domínio: Independência/Autonomia

5) Realiza, sem ajuda, tarefas indispensáveis  à vida do dia a dia (como por exemplo, vestir-se/despir-se; calçar-se/descalçar-se , apertar/desapertar, utilizar a casa de banho, comer utilizando
adequadamente os talheres, etc.).
6) Identifica os diferentes momentos da rotina di ária da sala do jardim-de-infância, reconhecendo a
sua sucessão, o que faz em cada um deles e para quê.
7) Encarrega-se das tarefas que se compromete u realizar e executa-as de forma autónoma.
8) Escolhe as actividades que pretende realizar no jardim-de-infância e procura autonomamente os
recursos disponíveis para as levar a cabo.
9) Demonstra empenho nas actividades que real iza (por iniciativa própria ou propostas pelo
educador), concluindo o que foi decidido  fazer e procurando fazê-lo com cuidado.
10) Manifesta curiosidade pelo mundo que a ro deia, formulando questões sobre o que observa.
11) Revela interesse e gosto por aprender, us ando no quotidiano as novas aprendizagens que vai
realizando.
12) Conhece e pratica normas básicas de segurança (em casa, na rua, na escola e na utilização de
TIC) e cuidados de saúde e higiene, compreendendo a sua necessidade.
13) Manifesta as suas opiniões, preferências e apreciações críticas, indicando alguns critérios ou
razões que as justificam.
14) Expressa as suas ideias, para  criar e recriar actividades, materiais e situações do quotidiano e
para encontrar novas soluções para problemas que se colocam (na vida do grupo, na
aprendizagem), com recurso a difere ntes tipos de linguagem (corpor al, oral, escrita, matemática e
gráfica.).
15) Aceita algumas frustrações e in sucessos (perder ao jogo, dificuld ades de realizar actividades e
tarefas) sem desanimar, procurando form as de as ultrapassar e de melhorar.


Domínio: Cooperação

16) Partilha brinquedos e outros materiais com colegas.
17) Dá oportunidade aos outros de intervirem nas conversas e jogos e espera a sua vez para  intervir.
18) Demonstra comportamentos de apoio e entrea juda, por iniciativa próp ria ou quando solicitado.
19) Contribui para o funcionamento e aprendi zagem do grupo, fazendo propostas, colaborando na
procura de soluções, partilhando ideias, perspectivas e saberes e reconhecendo o contributo dos
outros.
20) Participa na planificação de actividades e de  projectos individuais e  colectivos, explicitando o
que pretende fazer, tendo em conta as escolhas dos outros e contribuindo para a elaboração de
planos comuns.
21) Colabora em actividades de pequeno e gran de grupo, cooperando no desenrolar da actividade
e/ou na elaboração do produto final.
22) Avalia, apreciando criticamente, os seus comportamentos, acções e trabalhos e os dos colegas,
dando e pedindo sugestões para melhorar.


Domínio: Convivência Democrática / Cidadania

23) Contribui para a elaboração das regras de vida em grupo, reconhece a sua razão e necessidade e
procura cumpri-las.
24) Aceita a resolu ção de conflitos pelo diálogo e as  decisões por cons enso maioritário,
contribuindo com sugestões válidas.
25) Perante opiniões e perspectivas diferentes da sua, escuta , questiona e argumenta, procurando
chegar a soluções ou conclusões negociadas.
26) Manifesta respeito pelas necessidades, sentimentos, opiniõe s culturas e va lores dos outros
(crianças e adultos), espera ndo que respeitem os seus.
27) Manifesta atitudes e comportamentos de conser vação da natureza e de respeito pelo ambiente.
28) Identifica algumas manifestações do património  artístico e cultural (local, regional, nacional e
mundial) manifestando interesse e preocupando-se com a sua preservação.


Domínio: Solidariedade / Respeito pela Diferença

29) Reconhece a diversidade de características e hábitos de outras pessoas e grupos, manifestando
respeito por crianças e adultos, independentemen te de diferenças físicas, de capacidades, de
género, etnia, cultura, religião ou outras.
30) Reconhece que as diferenças contribuem para  o enriquecimento da vida em sociedade,
identificando esses contributos em situações do quotidiano.
31) Aceita que meninos e meninas, homens e mulheres podem fazer as mesmas coisas em casa e
fora de casa.
32) Identifica no seu contexto social (grupo,  comunidade) algumas formas de injustiça e
discriminação, (por motivos de etnia, género,  estatuto social, de incapacidade ou outras),
propondo ou reconhecendo formas de as resolver ou minorar.


Área das Expressões e Comunicação


Introdução 
A apresentação das metas para as “Expressões ” baseia-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar integrando, as Expressões Mo tora, Plástica, Musical e Dramática que surge, como se explica na introdução própria, com a designação de Expressão Dramática/Teatro.
Acrescenta-se ainda a Dança, que surge nas Orientações Curriculares na intersecção das Expressões Musical e Motora e que, como todas as outras formas de Expressão deve ser vista numa perspetiva integrada.
No entanto, e na intenção de facilitar a continuidade com os ciclos seguintes, as Expressões ditas “artísticas” – Plástica, Musical, Dramática/Teatro e Dança - estão estruturadas de acordo com os mesmos quatro domínios em que assenta o desenvolvimento das competências em “Literacia nas Artes” no Ensino Básico: 

1. Apropriação das linguagens elementares das artes, 
2. Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação, 
3. Desenvolvimento da criatividade,
4. Compreensão das artes no contexto. 
Com estes domínios cruzam-se três sub-domín ios, que os complementam e especificam:
1. Experimentação e Criação
2. Fruição e Análise 
3.Pesquisa.
Por seu turno, na organização da Expressão Motora são utilizadas as designações empregues
para a Educação Físico Motora no 1º ciclo do Ensino Básico.

Nota: Para informações mais detalhadas consultar -  http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/educacao-pre-escolar/metas-de-aprendizagem/metas/?area=43&level=1

Domínio das Expressões
Existem 57 metas
  • Expressão Plástica

Desenvolvimento da Capacidade  de Expressão e Comunicação. 
Subdomínio: Produção e Criação

No final da educação pré-escolar, a criança:

1) Representa vivências individuai s, temas, histórias, paisagens  entre outros, através de vários
meios de expressão (pintura, desenho, colagem, modelagem, entre outros  meios expressivos).
2) Experimenta criar objectos, cenas reais ou imaginadas, em formato tr idimensional, utilizando
materiais de diferentes texturas, formas e volumes, recorrendo ainda, quando possível, a
software educativo.

Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Fruição e Contemplação

3) Descreve o que vê em diferentes formas visuais (e.g. obra de arte, object os, natureza) através do
contacto com diferentes moda lidades expressivas (pintura, escultura, fotografia, banda
desenhada, entre outras) e em diferentes contextos: físico (museus, catálogos, monumentos,
galerias e outros centros  de cultura) e digital  (Internet, CD-ROM). 


Apropriação da Linguagem Elementar das Artes 
Subdomínio: Fruição e Contemplação / Produção e Criação 

4) Identifica alguns elementos da Comunicação Visual na observação de formas visuais (obras de
arte, natureza, e outros objectos culturais) e utiliza-os nas suas  composições plásticas, e.g. cor
(cores primárias e secundárias, mistura de core s); textura (mole, rugoso), formas geométricas
(quadrado, rectângulo, triâ ngulo, circulo), linhas (rect as, curvas, zigzag). 
5) Produz composições plásticas a partir de tema s reais ou imaginados, utilizando os elementos da
comunicação visual em conjunto ou de per si. 
6) Compara formas diversificadas de represen tação da figura humana (proporção natural e a
desproporção) em diferentes contextos: Museus,  Centros de Arte; e em diferentes suportes:
físico (catálogos, reproduções de obras de arte , ou de outras imagens); digital (Internet, CD-ROM).
7) Produz plasticamente, de um modo livre ou medi ado, a representação da figura humana integrada
em cenas do quotidiano, histórias inventadas ou  sugeridas, utilizando diferentes modos de
expressão: desenho, pintura, colagem e/ ou em suportes digitais. 

Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Reflexão e Interpretação

8) Emite juízos sobre os seus trab alhos e sobre as formas visuais (obras de arte, natureza, objectos),
indicando alguns critérios da sua avaliação. 
9) Utiliza, de forma autónoma, diferentes materiais e meios de expressão (e.g. pintura, colagem,
desenho, entre outros) para recrea r vivências individuais, temas, histórias, entre outros.
  Expressão Dramática/Teatro

Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação
Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise 

No final da educação pré-escolar, a criança:

10) Interage com outros em actividades de faz-de-conta, espontâneas ou  sugeridas, recorrendo
também à utilização de formas animadas (marionetas, sombras…) como facilitadoras e/ou
intermediárias em situações de  comunicação verbal e não verbal. 
11) Criança exprime de forma pessoal, corporalmente e/ou vocalmente, estados de espírito (alegre,
triste, zangado…), movimentos da natureza (ch uva, vento, ondas do mar…), acções (cantar,
correr, saltar…) e situações do quotidiano (levantar-se, lavar-se, tomar o pequeno-almoço,
brincar…). 
12) Exprime opiniões pessoais, em situações de experimentação/criação e de fruição. 

Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise 

13) Utiliza e recria o espaço e os objectos, atribuindo-lhes significados múltiplos em actividades
“livres”, situações imaginárias e de r ecriação de experiências do quotidiano. 
14) Inventa e experimenta personagens e situações de faz-de-conta ou de representação, por
iniciativa própria e/ou a part ir de diferentes estímulos,  diversificando as formas de
concretização. 
15) Expõe e discute ideias e propõe soluções para  desafios criativos, em contexto de faz-de-conta
ou de representação. 
16) Participa no planeamento (inventariação de  tarefas e materiais…), no desenvolvimento
(assunção de funções, que não se restringem  à representação em cena) e na avaliação de
projectos de teatro. 

Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise 

17) Reconhece o teatro como prática artística presencial e integrador a de outras práticas e áreas de
conhecimento (música, artes plásticas, multimédia, luz, histórias…). 
18) Comenta os espectáculos a que assiste, re correndo a vocabulário adequado e específico e
expressando uma interpretação pessoal. 
19) Pesquisa informação sobre teatro  e comunica os seus resultados.

Apropriação. da Linguagem Elementar da Expressão Dramática
Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise 
20) Participa em práticas de faz-de-conta,  espontâneas e estruturadas, e de representação,
distinguindo e nomeando diferentes  técnicas de representação: teatro de actor e teatro de formas
animadas (teatro de sombras; teatro de object os; teatro de marionetas – luva, dedo, varas,
fios…).
21) Nomeia diferentes funções convencionais do processo de criação  teatral: entre outros, autor do
texto, encenador e actor/ actriz.
22) Reconhece a utilização do espaço com finalidade cénica, experimenta objectos como adereços
(de cena e de guarda-roupa) e e xplora recursos técnicos dive rsificados, específicos e/ou
improvisados.
23) Conta, reconta, inventa e r ecria histórias e diálogos, oralme nte ou desempenhando “papéis”, e
elabora guiões cénicos, com recurso a diversifi cados tipos de registo  (ilustração, simbologia
inventada, registo escrito pelo adulto…).

  • Expressão Musical

Desenvolvimento da Capacidade  de Expressão e Comunicação
Sub domínio: Interpretação e Comunicação 

No final da educação pré-escolar, a criança:

24) Utiliza a voz falada segundo diversas possibilidades expressivas relacionadas com a altura
(agudo, grave), a intensidade (f orte e fraco) e o ritmo da palavra (texto ritmado). 
25) Reproduz motivos rítmicos em métrica binária  e ternária, em simultâneo com um modelo dado
e em eco, utilizando a voz, o corpo e instrumentos de percussão. 
26) Reproduz motivos melódicos sem texto (onomatopeias e sílabas neutras) e com texto,
associados a canções.
27) Canta canções utilizando a memória, com controlo progressivo da melodia, da estrutura rítmica
(pulsação e acentuação) e da respiração.
28) Interpreta canções de carác ter diferente (de acordo com o te xto, o ritmo ou a melodia) e em
estilos diversos, controlando elementos expressivos de intensidade e de andamento (rápido,
lento, accelerando e em rallentando).
29) Utiliza percussão corporal e in strumentos musicais diversos pa ra marcar a pulsação, a divisão e
a acentuação do primeiro tempo do compasso (métricas binária e ternária) de canções e de obras
musicais gravadas. 
30) Toca pequenos ostinatos rítmicos com diferentes combinações de sons curtos e longos (padrões
rítmicos) em simultâneo com música gravada e como acompanhamento de canções, utilizando o
corpo e instrumentos de percussão. 
31) Sincroniza o movimento do corpo com a intensidade (dinâmicas forte e fraco) de uma canção
ou obra musical gravada e adapta-se a mudanças de intensidade de forma súbita ou progressiva
(dinâmicas em crescendo e em diminuendo). 
32) Sincroniza o movimento do corpo com a pulsação  regular (andamentos médio, rápido e lento) e
a acentuação de compasso de uma canção ou obra  musical gravada e adapta-se a mudanças de
pulsação de forma súbita ou progressiva (andamentos em accelerando e rallentando).

Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Criação e Experimentação

33) Explora as potencialidades de timbre, intensidade, altura (agudo, grave,  subida e descida) e
duração (sons longos e curtos) da voz, de objec tos sonoros e de instrumentos musicais. 
34) Improvisa ambientes sonoros para rimas,  canções, partituras gráficas e sequências de
movimento, seleccionando e organizando fontes sonoras diversificadas (corpo, voz, objectos
sonoros e instrumentos de percussão). 
35) Decide sobre a interpretação de uma canção no que se refere a questões de carácter, de estrutura
formal, de intensidade e de andamento. 
36) Realiza acções motoras diferenciadas (andar,  saltitar, correr, balançar, rodopiar...) e mobiliza
diferentes qualidades de movimento como form a de reacção ao carácter, ao ritmo (pulsação,
andamento, métricas binária e ternária), à inte nsidade e à organização formal (secções AB,
ABA) de uma canção ou de obras musicais gravadas.


Apropriação da Linguagem Elementar da Música
Subdomínio: Percepção Sonora e Musical 

37) Reconhece auditivamente sons vocais e corporais, sons do meio ambiente próximo (isolados e
simultâneos), sons da natureza e sons instrumentais. 
38) Comenta a música que ouve ou a música que  interpreta utilizando voc abulário musical.
39) Utiliza grafismos não convencionais para identificar, ler ou registar sequências de intensidade,
movimentos sonoros e sequências de sons curtos e longos.
Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Culturas Musicais nos Contextos 

40) Utiliza e reconhece auditivamente um repertório diversificado de canções e de música gravada
de diferentes géneros, estilos e culturas , presente em actividades do quotidiano. 
41) Recolhe e organiza informação sobre práticas  musicais de diferentes culturas e comunica os
resultados dos seus trabalhos de projecto.


Dança – Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação
Subdomínio: Comunicação e Interpretação

42) Experimenta movimentos loco motores e não locomotores básicos e movimenta-se e expressa-se
de forma coordenada, utilizando o corpo no espaço, no tempo e com diferentes dinâmicas. 
43) Sincroniza-se com o ritmo da marcha/corrida e com estruturas rítmicas simples. 
44) Comunica através do movimento expressivo, vivências individuais, idei as, temas, histórias e
mensagens do quotidiano. 


Dança - Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Produção e Criação

45) Cria e recria movimentos simples locomotores  (acções), não locomotores  (inacções) a partir de
estruturas rítmicas básicas. 
46) Utiliza de diferentes  modos os vários segmentos do corpo em  resposta aos estímulos fornecidos
por um adulto (mexer a cabeça, o pé, a mão, os dedos e o tronco). 
47) Responde com uma série de movimentos a estímulos que correspondem a acções (explodir,
rastejar, rebolar, balancear, girar, deslizar).
48) Imita de formas variadas objectos, animais bem como situações comuns da vida real.

Dança - Apropriação da Linguagem Elementar da Dança
Subdomínio: Conhecimento e Vivência da Dança

49) Identifica movimentos básicos locomotores (andar, correr, saltitar, saltar, rodopiar) e não-locomotores (alongar, encolher, pux ar, empurrar, tremer, torcer). 
50) Conhece, e interpreta com o corpo, trajectórias curvas e rectilíneas; movimentos no plano
horizontal e vertical e de grande e pequena amplitude; estruturas temporais lentas e rápidas e
estruturas dinâmicas fortes e fracas. 
51) Produz composições rítmicas a partir de temas reais ou imaginados, utilizando os elementos da
comunicação expressiva individualmente ou em conjunto. 


Dança - Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Fruição e Contemplação

52) Aprecia e comenta peças de  dança do património artístico que lhe são mostradas através dos
meios audiovisuais ou em espectáculos ao vivo
53) Descreve formas de movimento relacionadas co m experiências diárias, animais, personagens. 
54) Participa em danças de grupo e comenta e discute com os colegas essas experiências artísticas.


  •  Expressão Motora

Subdomínio: Deslocamentos e Equilíbrios 

No final da educação pré-escolar, a criança:

55) Realiza percursos que integrem  várias destrezas tais como: rastejar deitado dorsal e ventral, em
todas as direcções, movimentando-se com o apoio das mãos e pés; rolar sobre si próprio em
posições diferentes, nas principa is direcções e nos dois sentidos ; fazer cambalhotas à frente
mantendo a mesma direcção durante o enrolament o; saltar sobre obstáculos de alturas e
comprimentos variados; saltar de um pl ano superior com recepção equilibrada. 

Subdomínio: Perícia e Manipulações 

56) Em concurso individual: lan ça uma bola em distância com a mão “melhor” e com as duas mãos,
para além de uma marca; lança para cima (no plano vertical) uma bol a (grande) e recebe-a com
as duas mãos acima da cabeça e perto do solo; pontapeia uma bola em precisão a um alvo, comum e outro pé, mantendo o equilíbrio; recebe  a bola com as duas mãos, após lançamento à
parede, evitando que caia ou t oque outra parte do corpo. 

Subdomínio: Jogos

57) Pratica jogos infantis,  cumprindo as suas regras, se leccionando e re alizando com
intencionalidade e oportunidade as acções car acterísticas desses jogos, designadamente:
posições de equilíbrio; deslocamentos em corrida; combinações de apoios variados;
lançamentos de precisão de uma bola; pontapés de precisão.


Domínio da Matemática
Existem 30 metas.

Domínio: Números e Operações
No final da educação pré-escolar, a criança:

1) Classifica objetos, fazendo escolhas e explicando as suas decisões.
2) Conta quantos objetos têm uma dada proprieda de, utilizando gravuras, desenhos ou números para
mostrar os resultados.
3) Enumera e utiliza os nomes dos números em contextos familiares.
4) Reconhece os números como identificação do número de objetos de um conjunto.
5) Reconhece sem contagem o número de objetos  de um conjunto (até 6 objetos), verificando por
contagem esse número.
6) Utiliza a linguagem “mais” ou “m enos” para comparar dois números.
7) Conta com correção até 10 objetos do dia-a-dia.
8) Utiliza os números ordinais em  diferentes contextos (até 5).
9) Reconhece os números de 1 a 10.
10) Utiliza o 5 como um número de referência.
11) Estabelece relações numé ricas entre números até 10.
12) Começa a relacionar a adição com o combinar dois grupos de objetos e a subtração com o
retirar uma dada quantidade de  objetos de um grupo de objetos.
13) Resolve problemas simples do seu dia a dia recorrendo a contagem e/ou representando a
situação através de desenhos, esquemas simples ou símbolos conhecidos das crianças,
expressando e explicando as suas ideias.
14) Exprime as suas ideias sobre como resolver problemas específicos oralmente ou por desenhos.

Domínio: Geometria e Medida

15) Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e agrupa-os de acordo com diferentes critérios
(previamente estabelecidos ou não), ju stificando as respetivas escolhas.
16) Reconhece e explica padrões simples.
17) Utiliza objetos familiares e formas comuns pa ra criar e recriar padrõe s e construir modelos.
18) Descreve as posições relativas de objetos usando termos como aci ma de, abaixo de , ao lado de,
em frente de, atrás de, e a seguir a.
19) Compreende que os nomes de figuras (quadr ado, triângulo, retângulo  e círculo) se aplicam
independentemente da sua posição ou tamanho.
20) Descreve objetos do seu meio ambiente  utilizando os nomes de figuras geométricas.
21) Usa expressões como maior do que, menor do que, mais pesado que, ou mais leve que para
comparar quantidades e grandezas.
22) Usa a linguagem do dia a dia  relacionada com o tempo; ordena  temporalmente acontecimentos
familiares, ou partes de histórias.
23) Conhece a rotina da semana e do dia da sua sala.
24) Compreende que os objetos  têm atributos medíveis, como comprimento ou volume ou massa.
25) Identifica algumas transformações de figuras, usando expressões do tipo ampliar, reduzir, rodar,
ver ao espelho.
26) Exprime as suas ideias sobre como resolver problemas específicos oralmente ou por desenhos.


Domínio: Organização e Tratamento de Dados

27) Evidencia os atributos dos objetos utilizando linguagens ou representações adequadas
28) Coloca questões e participa na recolha dados acerca de si próprio e do seu meio circundante, e
na sua organização em tabelas ou pictogramas simples.
29) Interpreta dados apresentados em tabelas e pictogramas simples, em situações do seu
quotidiano.
30) Exprime as suas ideias sobre como resolver problemas específicos oralmente ou por desenhos.


Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

Introdução 
No final da educação pré-escolar, espera-se  que as crianças mobilizem um conjunto de conhecimentos linguísticos determinantes na  aprendizagem da linguagem escrita e no sucesso escolar. Pela sua importância, salientam-se a  capacidade de interação verbal, a consciência fonológica e a manifestação de comportamentos emergentes de leitura e de escrita. 

Nota: Para informações mais detalhadas consultar -  http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/educacao-pre-escolar/metas-de-aprendizagem/metas/?area=46&level=1

Domínio: Consciência Fonológica

No final da educação pré-escolar, a criança:
1) Produz rimas e aliterações.
2) Segmenta silabicamente palavras.
3) Reconstrói palavras por agregação de sílabas.
4) Reconstrói sílabas por agregação de sons da fala (fonemas).
5) Identifica palavras que começam ou acabam com a mesma sílaba.
6) Suprime ou acrescenta sílabas a palavras.
7) Criança isola e conta palavras em frases.

Domínio: Reconhecimento e Escrita de Palavras
8) Reconhece algumas palavras escritas do seu quotidiano.
9) Sabe onde começa e acaba uma palavra.
10) Sabe isolar uma letra.
11) Conhece algumas letras (e.g., do seu nome).
12) Usa diversos instrumentos de escrita ( e.g.: lápis, caneta).
13) Escreve o seu nome.
14) Produz escrita silábica (e .g.: para gato; para bota).
Domínio: Conhecimento das Convenções Gráficas
15) Sabe como pegar corretamente num livro.
16) Sabe que a escrita e os desenhos transmitem informação.
17) Identifica a capa, a contracapa, as guardas, as folhas de álbuns narrativos.
18) Conhece o sentido direcional da escrita (i.e., da esquerda para a  direita e de cima para baixo).
19) Criança atribui significado à escrita em contexto.
20) Sabe que as letras correspondem  a sons (i.e., princípio alfabético).
21) Sabe orientar um rótulo sem desenhos.
22) Distingue letras de números.
23) Criança prediz acontecimentos numa narrativa através das ilustrações.
24) Usa o desenho, garatujas ou letras para fins esp ecíficos (e.g.: fazer listagens; enviar mensagens;
escrever histórias).
25) Identifica e produz algumas letras maiúsculas e minúsculas.

Domínio: Compreensão de Discursos Orais e Interacção Verbal
26) Faz perguntas e responde, demonstrando que compreendeu a informação transmitida oralmente.
27) Questiona para obter informação sobre algo que lhe interessa.
28) Relata e recria experiências e papéis.
29) Descreve acontecimentos, narra  histórias com a sequência apropr iada, incluindo as principais
personagens.
30) Reconta narrativas ouvidas ler.
31) Descreve pessoas, objetos e ações.
32) Partilha informação oralmente através de frases coerentes.
33) Inicia o diálogo, introduz um tópico e muda de tópico.
34) Alarga o capital lexical, exploran do o som e o significado de novas palavras. 35) Usa nos diálogos palavras  que aprendeu recentemente.
36) Recita poemas, rimas e canções.


Tecnologias de Informação e Comunicação

Domínio: Informação
1) Explora livremente jogos e outras actividades lúdicas acedendo a programas e a páginas da
Internet a partir do ambiente de trab alho, disponibilizadas pelo educador. 
2) Identifica informação necessária em recursos  digitais off-line e on-line (jogos de pares, de
sinónimos e contrários, de cores e tamanhos, etc.), disponibilizados pelo educador a partir do
ambiente de trabalho. 
3) Categoriza e agrupa informação  em função de propriedades  comuns (jogos sobre tipos de
alimentos, objectos, actividades, etc.), recorrendo  a fontes off-line e on-line  disponibili zadas pelo
educador a partir do ambiente de trabalho. 


Domínio: Comunicação
4) Identifica as tecnologias como meios que favorecem a comunicação e o fortalecimento de
relações de reciprocidade com outras pessoas (família/escola; comunidade/escola; escola/escola). 
5) Interage com outras pessoas utilizando ferramentas de comunicação em rede, com assistência do
educador.


Domínio: Produção
6) Representa acontecimentos e experiências da  vida quotidiana ou situaçõ es imaginadas, usando,
com o apoio do educador, ferramentas digitais qu e permitam inserir imagens, palavras e sons. 
7) Utiliza as funcionalidades básicas de algumas ferramentas digitais (e.g. Paint e outros programas
de desenho) como forma de expressão livre.

Domínio: Segurança 8) Participa na definição de regras, comportamentos e atitudes a adoptar relativamente ao uso dos
equipamentos e ferramentas digitais, incluindo re gras de respeito pelo trabalho dos outros. 
9) Cuida e responsabiliza-se pela utilização de equipamentos e  ferramentas digitais, observando as
normas elementares de segurança definidas em  grupo (e.g. ligar/desligar computador; cuidado
com as tomadas). 




Conhecimento do Mundo


Introdução 
A área de “Conhecimento do Mundo” abarca o início das aprendizagens das diferentes ciências naturais e humanas, no sentido do  desenvolvimento de competências  essenciais para a estruturação de um pensamento científico cada vez mais el aborado, que permita à criança compreender, interpretar, orientar-se e inte grar-se no mundo que a rodeia. 
Esta área foi, assim, subdividida em três domínios:
- Localização no espaço e no tempo;
- Conhecimento do ambiente natural e social;
- Dinamismo das inter-relações natural-social.

Metas de Aprendizagem (existem 36)
Nota: Para informações mais detalhadas consultar -  http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/educacao-pre-escolar/metas-de-aprendizagem/metas/?area=42&level=1 


Domínio: Localização no Espaço e no Tempo

No final da educação pré-escolar, a criança: 

1) Utiliza noções espaciais relativas a partir  da sua perspetiva como observador (exemplos: em
cima/em baixo, dentro/fora, entre, perto/ l onge, atrás/ à frente, à esquerda/à direita.).
2) Localiza elementos dos seus espaços de vivênc ia e movimento (exemplos: sala de atividades,
escola, habitação, outros) em relação a si mesma, uns em relação aos outros e associa-os às suas
finalidades.
3) Reconhece uma planta (simplificada) como representação de uma realidade. 
4) Identifica elementos conhecidos numa fotograf ia e confronta-os com a realidade observada. 
5) Descreve itinerários diários (exemplos: casa-escola; casa ou escola-casa de familiares) e não
diários (exemplos: passeios, visitas de estudo). 
6) Reconhece diferentes formas de representação da  Terra e identifica, nas mesmas, alguns lugares.
7) Distingue unidades de tempo bási cas (dia e noite, manhã e tarde, semana, estações do ano, ano) 
8) Nomeia, ordena e estabelece  sequências de diferentes moment os da rotina diária e reconhece
outros momentos importantes de vida pessoal  e da comunidade (exemplos: aniversários e
festividades).
9) Identifica algumas diferenças e semelhanças entre meios diversos e ao longo de tempos
diferentes (exemplos: diferenças e semelhanças no vestuário e na habitação em aldeias e cidades
atuais, ou na atualidade e na época dos castelos, príncipes e princesas).
10) Representa (através de dese nho ou de outros meios) lugares reais ou imaginários e descreve-os
oralmente. 


Domínio: Conhecimento do Ambiente Natural e Social
11) Identifica elementos do ambiente natural (e xemplos: estados de tempo, rochas, acidentes
orográficos, linhas de água, flora…) e social  (exemplos: construções, vias e meios de
comunicação, serviços…) de um lugar. 
12) Formula questões sobre lugares, contexto s e acontecimentos que  observa (direta ou
indirectamente) no seu quotidiano. 
13) Estabelece semelhanças e diferenças entre materiais e entre materiais e objetos, segundo
algumas propriedades simples (exemplos: textura, cor, cheiro, resistência, dureza, som que
produzem…). 
14) Classifica materiais por grandes grupos (exemplos: metais, plásticos, papéis…) relacionando as
suas propriedades com a função de uso  dos objetos feitos a partir deles. 
15) Indica, em casos particulares, em que os objetos e os seres vivos podem ser afetados por forças
que atuam sobre eles e podem modificar a sua pos ição (exemplos: o que acontece num balancé
quando objetos iguais são colocados em diferentes posições nos braços do mesmo; o
deslocamento de objetos rolantes, revestidos co m materiais distintos, largados numa rampa de
inclinação variável).
16) Identifica a origem de um dado material  de uso corrente (animal, vegetal ou mineral). 
17) Identifica comportamentos distintos de materi ais (exemplos: atracão/não atracão de materiais
por um íman; conservação de um cubo de gelo;  separação dos componentes de uma mistura de
água com areia; tipo de imagens de um  objeto em diferentes tipos de espelho).
18) Identifica, designa e localiza corretamente diferentes partes  externas do corpo, e reconhece a
sua identidade sexual. 
19) Identifica-se (nome completo, idade, nome de familiares mais próximos, localidade onde vive e
nacionalidade), reconhecendo as suas características individuais. 
20) Expressa um sentido de conhecimento de si mesma e de pertença a um lugar e a um tempo. 
21) Reconhece que o ser humano tem necessidades fisiológicas (sede, fome, repouso…), de
segurança (abrigo e proteção), sociais (pertença e afeto…), de estima (reconhecimento,
estatuto…) e de auto-realização e que passa por um  processo de crescimento e desenvolvimento,
explicando semelhanças e diferenças entre esta s necessidades humanas e as de outros seres
vivos.
22) Identifica permanência e muda nça nos processos de cresciment o, associando-o a diferentes
fases nos seres vivos, incluindo o ser humano (bebé, criança, adolescente,  jovem, adulto, idoso).
23) Verifica que os animais apresentam caracterís ticas próprias e únicas e podem ser agrupados
segundo diferentes critérios (exemplos: locomoção, revestimento, reprodução…).
24) Identifica as diferentes partes constituintes de vários tipos de animais e reconhece alguns
aspetos das suas características físicas e modos de vida (exemplos: formigas, caracóis,
caranguejos e periquitos…). 
25) Compara o processo de germinação de sementes distintas e o crescimento de plantas, através de
experiências, distinguindo as diferentes partes de uma planta. 
26) Identifica algumas profissões e serviços no se u meio familiar e local, ou noutros que conheça. 
27) Reconstrói relatos acerca de  situações do presente e do  passado, pessoal, local ou outro, e
distingue situações reais (épocas antigas e modernas) de ficcionais (exemplos: contos de fadas,
homem aranha…). 
28) Antecipa ações simples para o seu futuro próximo e mais distante, a partir de contextos
presentes (exemplos: o que vou fazer logo, amanhã , o que vou fazer no meu aniversário, quando
for grande…).
29) Identifica informações sobre o passado expr essas em linguagens diversas (exemplos:
testemunhos orais, documentos pessoais, fotografias da família, imagens, objetos, edifícios
antigos, estátuas). 
30) Ordena acontecimentos, momentos de um relato ou imagens com sequência temporal
construindo uma narrativa cronológica, mobilizando linguagem or al e outras formas de
expressão.
Domínio: Dinamismo das Inter-Relações Natural-Social
31) Situa-se socialmente numa família (relacionando graus de parentesco simples) e também
noutros grupos sociais de pertença, reconh ecendo a sua identidade pessoal e cultural.
32) Descreve a importância da  separação dos resíduos sólidos domésticos, identificando os
materiais a colocar em cada um dos ecopontos.
33) Manifesta comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo
ambiente, indicando algumas práticas adequadas (exemplos: não desperdiçar água e eletricidade;
não deitar papeis e outros resíduos para o chão). 
34) Identifica sequências de ciclos de vida de diferentes fenómenos que estão relacionados com a
sua vida diária (exemplos: a noite  e o dia, as estações do ano, os  estados do tempo, com a forma de
vestir, com as atividades a realizar). 
35) A criança usa e justifica algumas razões de práticas de higiene corporal, alimentar, saúde e
segurança (exemplos: lavar as mãos antes das refeições e sempre que necessário, lavar os dentes,
lavar os alimentos que se consomem crus, evitar o consumo excessivo de doces e refrigerantes, ir
periodicamente ao médico, caminha r pelo passeio, atravessar nas passadeiras, respeitar semáforos,
cuidados a ter com produtos perigosos). 
36) Reconhece a diversidade de características e hábitos de outras pessoas e grupos, manifestando
atitudes de respeito pela diversidade. 










Sem comentários:

Enviar um comentário