quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Primavera e a Matemática

Banda numérica
O domínio da matemática por parte da criança irá determinar a estruturação do seu pensamento em relação ao espaço e ao tempo, a construção dessas noções são criadas a partir das atividades espontâneas e lúdicas que a criança realiza, cabe ao adulto saber aproveitá-las para ajudar a criança a consolidar essa estruturação do seu pensamento.

 São inúmeras as situações no jardim de infância em que podemos "brincar" com a matemática. Esta foi mais uma em que, numa dinâmica transversal e multidisciplinar, desenvolvemos mais umas competências - relacionar a adição com o combinar de dois grupos e a subtração com o retirar uma determinada quantidade de um grupo.



Jogo de somar e subtrair - vamos lançar o dado!

A aquisição do conceito de número e/ou quantidade é muito mais importante do que a própria contagem,  visto que a criança tende a, inicialmente, memorizar a contagem como uma espécie de cantilena. O conceito de número é algo que exige uma construção mental abstrata de quantidade.

O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático é fundamental na idade pré-escolar, pois é desde muito cedo que a criança se depara com situações no seu quotidiano que a levam a desenvolver noções matemáticas de forma natural e espontânea.

Sem comentários:

Enviar um comentário